Conhecimento e Pessoas
A Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação pretende qualificar pessoas para atuarem nas organizações com competência inovadora por meio da gestão do conhecimento e do preparo das pessoas para promoverem inovação nas empresas. Empresários, profissionais liberais, estudantes, professores e pesquisadores podem beneficiar-se da compreensão de teorias e práticas para promover o conhecimento e a inovação nas organizações.
Ao final do curso o aluno estará apto para:
  • aplicar metodologias de gestão do conhecimento em organizações de qualquer porte, públicas ou privadas;
  • conduzir melhorias organizacionais por meio da gestão de pessoas e equipes.
  • promover estratégias que conduzam a inovações de processos, produtos ou serviços;
  • conduzir mudanças organizacionais possibilitando melhorias nos resultados organizacionais;
  • atuar em pesquisa, assessoria ou consultoria que visem a gestão estratégica, do conhecimento e que promovam inovação por meio das pessoas.
Módulo Estratégia
  • Cenários Competitivos
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Empreendedorismo
  • Estratégia
  • Metodologia de Pesquisa
  • Sustentabilidade e Desempenho
Gerindo o Conhecimento
  • Aprendizagem Ativa e Criação do Conhecimento
  • Implantação e Modelagem de Sistemas de Gestão do Conhecimento
Gerindo Pessoas para o Conhecimento
  • Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal
  • High Performance Worksystems e Gestão por Competências
  • Inovação Coletiva e Gestão de Equipes
Gerindo Organizações para o Conhecimento
  • Estratégia de Compliance
  • Gestão Interorganizacional e Redes de Cooperação
  • Gestão Intercultural do Conhecimento
  • Endomarketing e Geração de Engajamento

A Especialização em Gestão Estratégica do Conhecimento e Pessoas foi pensada em proporcionar atualização para profissionais graduados em diversas áreas que entendam que o conhecimento é fonte de inovação e que pode ser impulsionada nas organizações por meio de metodologias, ações em rede e articulação entre as pessoas.

ADELAR HENGEMÜHLE

Image

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário La Salle (1984), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Centro-Oeste - Unicentro, Guarapuava/PR e Universidade Estadual de Campinas (1997), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Pós-doutorado pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ;Professor Empreendedor preparando pessoas Empreendedoras: Limitações e Possibilidades;. Pós-doutorando pela Florida Christian University dos Estados Unidos. Orientador de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. É Diretor Proprietário da Raízes Consultoria Acadêmica e Empresarial.

ADRIANA GRESIELLY FABRINI

Image

Possui graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), especialização em Gestão Industrial (2004) e Mestrado em Engenharia de Produção (2007), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Doutora em Administração pela Universidade Positivo - Curitiba. Estágio Doutoral (Sanduíche) com apoio financeiro da Cooperação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, em 2017 na Aalborg University - Dinamarca sob orientação do Prof. Dr. Arnim Decker. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa para o curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior. Possui projeto de pesquisa na área de Gestão de Negócios Internacionais, especialmente na internacionalização de empresas instaladas em mercados emergentes.

BRUNO HENRIQUE ROCHA FERNANDES

Image

Professor e Diretor da Escola de Negócios da PUCPR, pesquisador do corpo permanente do mestrado profissional da Fundação Dom Cabral. Foi professor visitante da Plymouth University, Inglaterra (2011 e 2014), e Institute Superieur de Gestion (ISG), França (2012), além de pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, Inglaterra (2003-2004). É consultor em estratégia e gestão de pessoas, com trabalhos desenvolvidos para empresas nacionais e multinacionais. É autor dos livros Sobre Fibras e Gente: a história da GVT, empresa que mudou as telecomunicações no Brasil; Gestão Estratégica de Pessoas com Foco em Competência - Ed. Campus-Elsevier; Administração Estratégica: da Competência Empreendedora à Avaliação do Desempenho Ed. Saraiva, Competências e Desempenho organizacional: o que há além do balanced scorecard, Ed. Saraiva. Também é autor de dezenas de artigos publicados em revistas e congressos científicos no Brasil e exterior, na área de estratégia e gestão de pessoas. desempenho.

ELIANE DE FÁTIMA RAUSKI

Image

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992), graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordenadora geral e adjunta do sistema uab da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Diretora do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no período 2014 a 2018. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, educação a distância, ead, ensino, práticas educacionais e capacitação.

FAIMARA DO ROCIO STRAUHS

Image
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2003. Realizou seu pós-doutorado entre 2009-2010 no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC-Porto), em Portugal. Atualmente é professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em métodos e ferramentas de Gestão do Conhecimento. Em suas atividades profissionais interagiu com 28 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Curriculo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gestão do Conhecimento, compartilhamento do conhecimento, Gestão da Informação, informação tecnológica, laboratório de ensino pesquisa e desenvolvimento, criação do conhecimento, ferramentas de Gestão do Conhecimento, bi organizacional, capacitadores do conhecimento e comunidades de prática.

GISLAINE MARTINELLI BANISKI

Image

Docente e pesquisadora no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutora em Administração (Universidade Positivo, 2018) com estágio doutoral (período sanduíche) realizado em 2017, no Institut Superieur de Gestion (Paris - França), Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG, 2005), especialista em Gestão em Marketing e graduada em Administração. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Docência nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica na graduação e pós-graduação. Interesses de pesquisa em Gestão Estratégica de Pessoas, cultura organizacional e interculturalidade, gestão do conhecimento e capacidades dinâmicas.

RODRIGO MOREIRA CASAGRANDE

Image

Doutor em Administração de Empresas, com Estágio Doutoral na Université de Montréal para realização de tese sobre legitimação de práticas em organizações. Leciona no MBA da FGV Management, disciplinas de Governança Corporativa, Sustentabilidade Corporativa, Negócios Sustentáveis e Ética e Sustentabilidade. Também faz parte da equipe de professores do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE. Além do Doutorado em Administração, possui o título de Mestre em Administração de Empresas pela FURB, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Pós-Graduação em Economia Empresarial pela UFRGS, e Graduação em Ciências Econômicas pela UNISINOS. No meio empresarial, participou da equipe da direção geral do Banco do Brasil que criou as seguradoras Aliança do Brasil e Brasilprev e, posteriormente, foi executivo nessas duas empresas.

RUBIA CARLA MAIER BISCAIA

Image

Doutora em Administração pela Universidade Positivo - PMDA (2018); Mestre em Engenharia da Produção na área de Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná- PPGEP/UTFPR (2012); Especialista em Gestão Industrial com ênfase em Produção e Manutenção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009); Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007). Professora de Administração na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Coordenadora do curso de Administração Pública modalidade a distância da UEPG. Conhecimentos na área de Gestão Estratégica de Pessoas; Qualidade de Vida no Trabalho; Estatística Aplicada; Organização Sistema e Métodos; Governança Corporativa e Metodologia da Pesquisa.

ATHOS CARNEIRO DE SÁ JUNIOR

Image
Administrador de Empresas, Publicitário, Professional Life Coach, Consultor empresarial em Marketing & Vendas, Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Diretor da A+ Consulting e sócio da Coaching Prime. Diretor de Soluções Empresariais da ACIG-Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa. Professor nos cursos de Pós Graduação nas disciplinas de Marketing, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Gestão em Vendas e Empreendedorismo. Palestrante na área educacional e empresarial o qual já realizou palestras e treinamentos para mais de 20 mil pessoas.
 

JOSIELLY GUIMARÃES

Image
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). MBA em Gestão Estratégica de empresas na FGV - Curitiba (2013) Mestra em Neuromarketing pela Florida Christian University (2015) Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Atuação no ramo de Marketing promocional e eventos desde 2009, como coordenadora. Sócia da empresa JLG Marketing Estratégico Ltda (2014) Parceira da empresa IPDOIS Neurobusiness, atuando na gerência de estratégias voltados a Neurociência aplicado à gestão e gestão de mídias sociais utilizando técnicas do neuromarketing. Palestrante e consultora em Neuromarketing, Neurovendas e Neuroliderança.

JUVANCIR DA SILVA

Image

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Em doutoramento pela Universidade Positivo no curso de Gestão Ambiental. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; e Desenvolvimento Econômico Sustentável.

RODOLFO COELHO PRATES

Image
Possui Doutorado em ECONOMIA APLICADA (2008) pela Universidade de São Paulo, mestrado em GEOGRAFIA HUMANA pela Universidade de São Paulo (2001) e graduação em GEOGRAFIA pela Universidade de São Paulo (1995). É especialista em Big Data pela Universidade da Califórnia. Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Saúde e Meio Ambiente da Univille, professor do Programa de Mestrado Profissional da UFPR e professor do curso de Economia da PUCPR. É também visitante do Middlebury College - Vermont (Estados Unidos) e pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR. Tem experiência na área de Economia e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, internacionalização, ambiente econômico, meio ambiente e amazônia. Foi também membro do grupo de pesquisa Brazilian Danish Internationalization, Sustainability and Innovation Research Network, em parceria com a Copenhagen Business School, Aalborg University e University of Southern Denmark.

RODRIGO DE BARROS

Image
Rodrigo de Barros é facilitador e consultor em Criatividade para Inovação! Doutorando em Engenharia Organizacional, Pós-Graduando em Medicina Comportamental, Mestre em Engenharia de Produção, Pós-Graduado em Inovação e graduado em Turismo. Possui Certificado de Qualidade Nacional em Consultoria pela ABRACEM (Associação Brasileira de Consultores Empresariais) e certificação HCMBOK - Gestão de Mudanças com foco no Fator Humano pelo Human Change Management Institute. Dedica-se a consultorias, workshops e palestras em projetos setoriais com foco em criatividade e inovação há mais de 10 anos. Atualmente é sócio da RDB CRIATIVIDADE - empresa onde desenvolve metodologias e soluções para o desenvolvimento criativo e da Cultura de Inovação. É facilitador e consultor em projetos de Inovação junto à entidades de apoio empresarial em vários estados do Brasil além de docente em pós-graduação na área de Administração com foco em Inovação e Vivência Empresarial. Atua ainda junto ao ISAE/FGV no ISAE INOVA - Programa de Formação de Agentes de Inovação e Transformação com foco em Inovação Aberta e Intercooperação para o Cooperativismo. Seu trabalho se ampara no "desenvolvimento de pessoas, ideias e empresas" onde aplica ferramentas de criatividade, ideação e Design Thinking que possibilitem insights e o desenvolvimento da "Confiança Criativa" em pessoas e da Cultura da Inovação em empresas.
Define seu trabalho como uma "intensa provocação", onde o provocado é conduzido a intensas reflexões em um processo criativo de cocriação e desenvolvimento. Já orientou mais de 2000 pessoas e aproximadamente 400 empresas de distintos segmentos e valoriza a empatia como a peça-chave para as relações humanas e ideias mais criativas! É criador e facilitador da TEIA CRIATIVA - Programa para Confiança Criativa e Cultura da Inovação.

 

PAULO CESAR LOBO COLLI

Image
Consultor para a área de Estratégias, Planejamento Estratégico, Elaboração e Análise de Cenários Prospectivos, Gerenciamento de Riscos Empresariais e aplicação do BSC – Balanced Scorecard, certificado pela Symnetics-SP.

Atua com consultoria desde 1999, atendendo desde micro e pequenas até médias e grandes empresas, de variados setores. É sócio diretor da MGE Consult, empresa de consultoria em negócios estabelecida no mercado há mais de 20 anos, tendo atuado também como consultor do Sebrae-PR na área de planejamento desde 2007.
Mestre em Engenharia de Produção, atuou como professor de pós-graduação em MBAs focados em Gestão Empresarial em importantes instituições de ensino superior em diversos locais do país, ministrando as disciplinas Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico.

CARGA HORÁRIA
360 horas
Início Previsto: Março/2023
Aulas Quinzenais

CONTATO
Coordenadora: Profª Drª Gislaine Martinelli Baniski
E-Mail: contato@posgestaoestrategica.com.br
Fone: +55 42 99980-1764



Matrícula: R$ 290,00

Parcelas :
23 x R$ 290,00 ou
18 x R$ 371,00 ou
12 x R$ 556,00