Finanças
A Especialização Gestão Estratégica em Finanças objetiva capacitar pessoas para atuar na área de Finanças Corporativas. O programa traz uma estrutura revisional do conteúdo de finanças corporativas, partindo de matemática financeira e engenharia econômica, ampliando e aprofundando conhecimentos, concluindo o programa com orçamento empresaria, Valuation – Avaliação de empresas, elaboração e análise de projetos de investimentos, dentre outros conteúdos atuais e essências à gestão das finanças corporativas contemporâneas.
Ao final do curso o aluno estará apto para:
  • Realizar pesquisas, aplicadas às organizações, que promovam o entendimento das finanças corporativas nos diversos seguimentos e áreas empresariais e econômicas;
  • Implementar ferramentas estratégicas que aumentem a eficiência e eficácia na gestão das finanças corporativas, das empresas onde atuam.
  • Empreender estrategicamente, individualmente ou em associação, apoiando-se nos conhecimentos de gestão estratégica em finanças, contribuindo com o desenvolvimento econômico regional.
  • Prestar assessoria e consultoria, buscando soluções corporativas, na área finanças.
  • Desenvolver os conhecimentos relativos às provas de concursos públicos e outras certificações na área de finanças e mercados.
Módulo Estratégia
  • Cenários Competitivos
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Estratégia Empresarial
  • Metodologia Ágeis
  • Inovação Coletiva e Gestão de Equipes
Introdução a Finanças
  • Matemática Financeira e Análise de Investimentos
  • Gestão Estratégica de Custos 
Operações Financeiras
  • Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa
  • Análise Econômica-Financeira e Capital de Giro
Operações e Resultados
  • Finanças Corporativas e Avaliação de Empresas
  • Mercado de Capitais
  • Simulação Empresarial
O curso Gestão Estratégica em Finanças da Universidade Estadual de Ponta Grossa destina-se a portadores de diplomas de curso superior que objetivem  se aprofundar na área de Gestão das finanças corporativas, bem como atuarem como gestores, empreendedores, consultores, prestarem concursos públicos para funções correlatas, entre outras atividades e funções que busquem habilidades e conhecimentos em finanças.
Profissionais das áreas de finanças corporativas, gestão empresarial e avaliação de empresas, buscando o aprimoramento ou especialização dos conhecimentos, alavancando a qualidade de gestores.

ALBINO SZESZ JUNIOR

Image
Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, Albino Szesz Junior atua nas áreas de computação, educação inclusiva, inovação, inteligência artificial e tecnologias educacionais. Como CEO e cofundador da PiSigma Soluções em Tecnologia, une sua expertise acadêmica a uma visão empreendedora, liderando inovações no setor tecnológico e dedicando-se à criação de soluções inovadoras para a educação. Seu histórico acadêmico inclui um mestrado em Computação Aplicada e especializações em Mídias na Educação e Acessibilidade. Atualmente, é professor do Departamento de Informática na UEPG, lecionando nos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software, além de atuar como professor no Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI). Albino também é diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI) da UEPG, onde impulsiona a inovação e a propriedade intelectual. Finalista da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021 na categoria Ensino Superior.

CARLOS UBIRATAN DA COSTA SCHIER

Image

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Paranaense de Administração Upes Faculdades Hoyler (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e mestrado em Administração e Gestão Financeira pela Faculdade de Administração do Estado de São Paulo Universidade de Extremadura (2003), Doutorado em Inteligência Organizacional - Engenharia de Produção UFSC concluído em 2008, é também Contabilista. Coordenador de Pós-graduação (Cursos: Finanças e Controladoria e Gestão Empresarial) da FAMEC (Mantida pela FIEPPR), Foi Coordenador do Curso de Administração de Empresas das Faculdades OPET. Foi Secretário Acadêmico da FATEC Internacional - Grupo Uninter, Coordenador de departamento da FATEC Internacional, ex-professor titular da Faculdade Educacional de Araucária e professor de pós-graduação IBPEX - SPEI - (especialização, MBA e extensão). Atuação em ensino superior e técnico, presencial e a distância (coordenador e docente). Professor orientador de projetos de TCC e conclusão de especialização e MBA. Participação em bancas de TCC como convidado, em diversas Instituições de Ensino. Tem mais de 30 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, gestão, gestão de custos, educação e controle de custos, controladoria, contabilidade gerencial e contabilidade internacional. É escritor, com obras nas áreas de custos (Gestão Prática de Custos - Custos Industriais - Gestão de Custos), Contabilidade (Contabilidade Introdutória Descomplicada), Imposto de Renda (Dicas sobre IRPF) e Controladoria (Controladoria como instrumento de gestão), pelas editoras IBPEX e Juruá. Membro permanente do Conselho Editorial da Revista Científica FAESP/PR. palestrante nas áreas de Controladoria e Custos. Parecerista da Revista da FAE de Administração. Professor do Departamento de Administração - UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor Avaliador de Cursos de Graduação (Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia - presenciais e a distância) da SETI - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná - Professor pesquisador CNPQ e gestor do Núcleo de Pesquisa em Gestão do Departamento de Administração da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Editor da Revista Publicatio - Ciências Sociais Aplicadas – UEPG.

CESAR EDUARDO ABUD LIMAS

Image

Doutor em Administração pela Universidade Positivo (2014-2018), Mestre em Engenharia de Produção (2007-2009) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2002-2005). Pós-Graduado (Especialização) em Gestão Industrial: Linha Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2006). Professor Universitário. Empresário na área de desenvolvimento de software. Experiência na área de Administração e Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Gestão Integrados - ERP, Administração da Produção e Operações, Inovação em Serviços, Empreendedorismo e Análise Multivariada de Dados. Chefe do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia - EPITEC UEPG

LIVIO MARCEL QUEJI

Image

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, lotado no Departamento de Administração. Tem experiência profissional na área de Administração Financeira e Custos. Desde março de 2015 até a presente data responde como Chefe do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa, instituição na qual tem dedicação exclusiva. Coordena desde 2007 o grupo de pesquisa na UEPG sobre operações em renda variável (ações, opções e mercados futuros) utilizando para isso Análise Gráfica e Análise de Fluxo de Ordens.

OSVALDO MALTA CALLEGARI

Image

Doutor em Administração pela Univerdade Nacional de Misiones - Argentina/ Convênio Mercosul. Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná (2001). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992), Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Graduação em Direito pela Faculdade União (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira.

RODRIGO MOREIRA CASAGRANDE

Image

Doutor em Administração de Empresas, com Estágio Doutoral na Université de Montréal para realização de tese sobre legitimação de práticas em organizações. Leciona no MBA da FGV Management, disciplinas de Governança Corporativa, Sustentabilidade Corporativa, Negócios Sustentáveis e Ética e Sustentabilidade. Também faz parte da equipe de professores do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE. Além do Doutorado em Administração, possui o título de Mestre em Administração de Empresas pela FURB, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Pós-Graduação em Economia Empresarial pela UFRGS, e Graduação em Ciências Econômicas pela UNISINOS. No meio empresarial, participou da equipe da direção geral do Banco do Brasil que criou as seguradoras Aliança do Brasil e Brasilprev e, posteriormente, foi executivo nessas duas empresas.

ADRIANA GRESIELLY FABRINI

Image

Possui graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), especialização em Gestão Industrial (2004) e Mestrado em Engenharia de Produção (2007), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Doutora em Administração pela Universidade Positivo - Curitiba. Estágio Doutoral (Sanduíche) com apoio financeiro da Cooperação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, em 2017 na Aalborg University - Dinamarca sob orientação do Prof. Dr. Arnim Decker. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa para o curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior. Possui projeto de pesquisa na área de Gestão de Negócios Internacionais, especialmente na internacionalização de empresas instaladas em mercados emergentes.

ATHOS CARNEIRO DE SÁ JUNIOR

Image

Administrador de Empresas, Publicitário, Professional Life Coach, Consultor empresarial em Marketing & Vendas, Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Diretor da A+ Consulting e sócio da Coaching Prime. Diretor de Soluções Empresariais da ACIG-Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa. Professor nos cursos de Pós Graduação nas disciplinas de Marketing, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Gestão em Vendas e Empreendedorismo. Palestrante na área educacional e empresarial o qual já realizou palestras e treinamentos para mais de 20 mil pessoas.

RODRIGO DE BARROS

Image
Rodrigo de Barros é facilitador e consultor em Criatividade para Inovação! Doutorando em Engenharia Organizacional, Pós-Graduando em Medicina Comportamental, Mestre em Engenharia de Produção, Pós-Graduado em Inovação e graduado em Turismo. Possui Certificado de Qualidade Nacional em Consultoria pela ABRACEM (Associação Brasileira de Consultores Empresariais) e certificação HCMBOK - Gestão de Mudanças com foco no Fator Humano pelo Human Change Management Institute. Dedica-se a consultorias, workshops e palestras em projetos setoriais com foco em criatividade e inovação há mais de 10 anos. Atualmente é sócio da RDB CRIATIVIDADE - empresa onde desenvolve metodologias e soluções para o desenvolvimento criativo e da Cultura de Inovação. É facilitador e consultor em projetos de Inovação junto à entidades de apoio empresarial em vários estados do Brasil além de docente em pós-graduação na área de Administração com foco em Inovação e Vivência Empresarial. Atua ainda junto ao ISAE/FGV no ISAE INOVA - Programa de Formação de Agentes de Inovação e Transformação com foco em Inovação Aberta e Intercooperação para o Cooperativismo. Seu trabalho se ampara no "desenvolvimento de pessoas, ideias e empresas" onde aplica ferramentas de criatividade, ideação e Design Thinking que possibilitem insights e o desenvolvimento da "Confiança Criativa" em pessoas e da Cultura da Inovação em empresas.
Define seu trabalho como uma "intensa provocação", onde o provocado é conduzido a intensas reflexões em um processo criativo de cocriação e desenvolvimento. Já orientou mais de 2000 pessoas e aproximadamente 400 empresas de distintos segmentos e valoriza a empatia como a peça-chave para as relações humanas e ideias mais criativas! É criador e facilitador da TEIA CRIATIVA - Programa para Confiança Criativa e Cultura da Inovação.

 

CARGA HORÁRIA
360 horas
Início Previsto:Março/2025
Aulas Quinzenais

CONTATO
Coordenador: Prof Dr Cesar Eduardo Abud Limas
E-Mail: contato@posgestaoestrategica.com.br
WhatsApp: +55 42 99147-0079



Matrícula: R$ 200,00

Parcelas :
24 x R$ 450,00 ou
18 x R$ 600,00 ou
12 x R$ 900,00